Roda SP Um passeio pontual pela Baixada

Compartilhe:

Praticidade e conforto sintetizam a nova atração turística à disposição na Baixada Santista, uma linha especial de ônibus de dois andares, que percorrerá as cidades da região, com ingresso a R$ 10,00, válido por dois dias

Da redação

 

Praia da Enseada – Guarujá (Foto Arquivo/Pedro Rezende)

 

Siga o roteiro: pega-se o ônibus em Guarujá, desce-se em São Vicente, com opção de almoçar na Ilha Porchat e, depois, segue-se viagem até o Gonzaga, em Santos, para um gostoso café, no final da tarde. E todo o percurso por apenas R$ 10. A nova linha turística, que vai de 15 de dezembro a 5 de fevereiro, faz parte do Projeto Roda SP, iniciativa da secretaria de Turismo do estado de São Paulo.

Parque Ipupiara – São Vicente (Foto Arquivo/Pedro Rezende)

A novidade oferece oportunidade aos visitantes de conhecer pontos turísticos de oito municípios dos nove integrantes da Baixada Santista, de Bertioga a Peruíbe, excluindo-se apenas Cubatão.

Com uma única passagem, o viajante receberá uma pulseirinha, válida para ser usada por dois dias seguidos, e poderá escolher entre as rotas amarela, azul, laranja, rosa, roxa, vermelha e verde e visitar pontos turísticos da região por meio do programa. As linhas passam por Peruíbe, Mongaguá, Itanhaém, Praia Grande, São Vicente, Santos, Guarujá e Bertioga.

“O Roda SP vai muito além de um city-tour comum. É um produto turístico extremamente útil e barato, que facilita o passeio dos viajantes, e redistribui o fluxo de pessoas entre as cidades vizinhas”, explica o secretário de Turismo Márcio França.

 

Linha turística vai de 15 de dezembro a 5 de janeiro (Fotos Rogério Bonfim/PMS e Foto ônibus: Divulgação/Secom-SP)

 

O roteiro proporciona um passeio integrado. Se, por exemplo, o viajante pegar a rota rosa, que parte de Mongaguá, ele terminará o percurso na Praia de Cibratel, em Itanhaém. Ao invés de voltar para o ponto de partida, ele poderá iniciar o trajeto da rota verde, cujo destino é Peruíbe, sem precisar comprar outra passagem. Conheça as rotas:

Rota amarela
Funcionará todos os dias, com saídas programadas de 45 em 45 minutos, das 9h00 às 16h45. O itinerário começa em São Vicente, na Biquinha, passa pelo teleférico da cidade, na praia do Itararé, onde haverá a opção de conhecer o Mirante de Niemeyer, na Ilha Porchat. Chegando a Santos, os passageiros poderão descer na praia do Gonzaga, próximo à praça das Bandeiras, depois segue para a Ponta da Praia, com passagem pelo Aquário Municipal. Finaliza o trajeto na balsa que leva ao Guarujá.

Rota azul
Também parte da Biquinha, em São Vicente, rumo à Praia Grande. Lá, os turistas poderão conhecer as praias do Canto do Forte, do Boqueirão e de Ocian, passando pela Praça Duque de Caxias, pela Praça da Paz e pela estátua de Netuno, respectivamente. Essa linha funcionará às terças, quintas, sextas-feiras e aos domingos, com saídas de hora em hora, das 9h00 às 17horas.

Rota rosa possibilita visita à Cama de Anchieta, em Itanhaém (Foto Arquivo/Pedro Rezende)

Rota laranja
Sai da Praia de Ocian, na Praia Grande, com destino a Mongaguá, onde os ônibus passarão pela Praia Central, que dá acesso ao Poço das Antas, pela Feira das Artes e pela Plataforma Marítima de Pesca Amadora, junto ao Parque Ecológico “A Tribuna”. Este percurso estará disponível às segundas e quartas-feiras, e aos sábados, com saídas a cada 1h10, das 9h00 às 17h10.

Rota rosa
Parte da Plataforma Marítima de Pesca Amadora, em Mongaguá, junto ao Parque Ecológico “A Tribuna”, em direção a Itanhaém. Neste município, os viajantes do ônibus poderão conhecer a Igreja Matriz Sant’Anna, onde se encontra o Monumento Anchieta, e também poderão descer na Cama de Anchieta e na Praia de Cibratel. Esta opção de linha funcionará às segundas e quartas-feiras, e aos sábados, com saídas de hora em hora, das 9h00 às 16horas.

Riviera de São Lourenço é o ponto final da rota vermelha, em Bertioga (Foto Arquivo/Pedro Rezende)

Rota roxa
A partir da balsa, os visitantes seguem para o centro de Guarujá, para conhecer as praias do Tombo, das Astúrias, das Pitangueiras, da Enseada (parando no Acqua Mundo e depois no Canto do Tortuga). A partir daí, há uma troca de ônibus com destino às praias de Pernambuco, do Perequê e Branca, na divisa com Bertioga. O trajeto está disponível às terças, quintas, sextas-feiras e aos domingos, com saídas a cada 1h15, das 9h15 às 16h45.

Rota vermelha
Essa linha terá Bertioga como seu roteiro. Os ônibus sairão do Forte São João, na balsa que liga a cidade ao município vizinho de Guarujá. Passam pela Colônia de Férias Ruy Fonseca-Sesc Bertioga e terminam na Riviera de São Lourenço. Funciona às terças, quintas e sextas-feiras, e aos domingos, de hora em hora, das 9h00 às 17horas.

Rota verde
Ela parte da Praia de Cibratel, rumo à Peruíbe. O itinerário prevê passagens pelas Ruínas de Abarebebê, pela Praia Central e pelo Lamário. Esta linha está disponível às segundas e quartas-feiras, e aos sábados, a cada 1h15, das 9h00 às 16h30.

 

Mirante de Niemeyer, na Ilha Porchat (Foto Arquivo/Pedro Rezende)